Atenção em pontes e viadutos precisa ser redobrada

Montadoras excedem os limites de altura mínima em diversos modelos.

25/03/2019 ás 21:02

Uma reportagem do fantástico exibida no programa do dia 14/03/2019 traz uma alerta muito importante aos motoristas, fabricantes e até mesmo o poder público. Trata-se do cuidado redobrado com a altura definida e sinalizada em pontes, túneis e viadutos, bem como a altura definida em diversos novos modelos de caminhões e carretas de grande porte, chegando a ultrapassarem os limites estabelecidos em grandes cidades. 

De fato, as pontes, túneis e viadutos, construídos a décadas atrás possuem estruturas que necessitam de uma revisão e reestruturação por degradação ao longo do tempo, mas um fato que chama atenção é que, a altura dos novos modelos adotada pelas montadoras nos últimos tempos tem levado um risco muito maior a quem trafega pelas principais avenidas do país, em busca de mais faturamento e maior capacidade no transporte de carga, montadoras acabaram excedendo os limites de altura mínima em diversos modelos. 

O fato ocasiona vários problemas quando existir a colisão, reestruturação dos pontos afetados por conta do estado, bem como a reposição e até mesmo a reconstrução do veículo afetado. 

A sinalização, em parte dos casos, se dar bem próximo aos pontos de travessia, interferindo diretamente na tomada de decisão por parte dos condutores, as vezes impossível de evitar o conflito

Em casos em que a sinalização favorece o condutor, o mesmo consegue contornar ao seu redor e buscar novos trechos e percursos com altura e largura que se adeque ao veículo conduzido. 

Lembrando que, a sinalização é de cunho obrigatório e as alturas mínimas variam em torno de 4 e 5 metros dependendo da região. 

Contudo, é dever do motorista estar atento aos seus devidos trajetos, evitar conflitos, colisões e situações que possam vir a causar danos para ambos os lados, bem como a proteção da vida

Leia Também: